Observação Universal

"Quando alguém pergunta pro autor o que este quis dizer, é porque um dos dois é burro." [Mário Quintana]

sábado

Ser... Essência

Falar de nós mesmos é difícil porque parece óbvio! Quem tão bem nos aponta as qualidades e defeitos do que nossa imagem velha e repetida? Sim, nos conhecemos tão bem, que não sabemos dizer quem somos...
Talvez por que estamos sempre em mutação... Hora ou outra gostamos ou deixamos de gostar... Um dia achamos o definitivo, mas até lá...
Os outros sempre vão falar "meter o bedelho", julgar, taxar e até afirmar sobre você, pouco depois de um diagnóstico nada científico, nada filosófico, sem um pingo de poesia – Julgarão aparentemente talvez... E até nós mesmos confundimos, com o que os outros pensam, com o que os outros querem que sejamos, com o que queremos ser...
Cheguei à conclusão que não importa dizer o que somos... Simplesmente SOMOS independentes do que se tem para dizer. Porque personalidade tem a ver com Ação, com Ser, e não com o Poder de Escrever, e não com o Poder de Dizer, e não com o Poder de Fingir Ser... Se não a personalidade só caberia aos bons escritores e aos atores de circo, porque fingir grotescamente é uma grande palhaçada... E mais, escrever sobre você é tão mediano quanto falar da vida alheia... Então melhor escrever sobre a estatização dos sentimentos, ou sobre sua impossível conceituação, sobre o poético eixo entre a dor e a alegria, sobre a emoção de um dia, ou o frio na barriga de algumas horas, ou sobre o paradoxo do choro... Sobre qualquer coisa que fale sobre a vida, ou a apresente em seus aspectos culturais... A arte de imitá-la, qualquer que seja... Por que é em alguma arte que nos encontramos... Na arte de trabalhar, de namorar, de viver, de encontrar, de descobrir e até de chorar, ou na arte de dar escândalos, de pensar, na arte de amar, em alguém ou em ninguém.. Somos uma essência imune de qualquer conversa, só se perde quem nunca teve uma... Não devemos deixar que o que escrevemos, ou o que lemos e até o que os outros dizem acabe por nos limitar, ou nos que pressionem a mudar... Porque ver nossa caricatura em espelhos alheios realmente assusta
Não podemos esquecer que o que os outros pensam não passa por uma peneira de raciocínio fundamentado em algo, e sim pela base áspera e preconceituosa do senso comum e da malícia... Com todo respeito aos "quase nada de leitores” - Foda-se a pergunta "Quem sou Eu", "Quem é ela", "Quem você pensou que eu seja"... Eu sou EU, e se precisasse dizer o que é Ser, duvidaria de mim mesma, ou me limitaria em 5 ou 6 palavras... Mas se tanto lhe interessa um parecer, garanto-lhe um bem subjetivo, e com um toque um tanto lírico, se serei autora de mim mesma, cabe à mim e somente à mim embelezar minhas gravuras, ou defeitos intrigantes, ou uma resposta sem resposta, um tanto duvidosa, mas ta aí o que queria...
Se uma flor por suas pétalas e essência é uma flor, sem dar ou “se dar” nenhuma explicação...
Eu, pelo meu particular, dotado de essência e sabedoria, me dou o Direito de ficar calada, e por si só SOU, sem descrição ou poesia!

Nenhum comentário: