Observação Universal

"Quando alguém pergunta pro autor o que este quis dizer, é porque um dos dois é burro." [Mário Quintana]

sábado

Verbo cronicamente impossível

Não aprendemos a conjugar o verbo verdade! E isto nem é verdade, porque Verdade não é um verbo - É mentira, Mentir é verbo, e este conjugamos muito bem, à todo tempo, de todo o sempre.
Vem na primeira pessoa com o EU minto, constantemente, saborosamente, covardemente e claro: Secretamente... Vem em forma de corporação com o Nós mentimos, e esse vem em tom de heroísmo [subjetivo], camaradagem, os cúmplices amigos, o eterno álibi...
Reiteradamente é conjugado na terceira pessoa, ocultando a conjugação primeira, porque para julgar a mentira ninguém mente, todos são santos - Eu não minto, Eles mentem... Sim, ELES merecem punição...
Quando mentimos na primeira pessoa, sempre vem acompanhada da eterna excludente: "Mentir foi preciso"... Isso soa como dolorido. Como algo tão puro e simples como a verdade pode ser dispensado, pode ser ruim de ser ouvido?
Preciso seria a seriedade, a naturalidade... Reconheço que se hoje saíssemos dizendo umas verdades magoaríamos meio mundo, mas onde quero chegar é que não dizer para o gordinho que ele é gordo ou tratar com respeito o chefe [merecedores de uns palavrões] não é ser mentiroso, é ser educado...
Mentira é uma resposta positiva pra cobrir a verdade dolorida.É um homicídio lento da verdade, da dignidade e da intensidade humana. Hoje em dia todos se gostam e se detestam tão rapidamente que a barreira entre a verdade e a mentira está cada vez mais invisível, e difícil de identificar.
Assusta-me saber qual será o destino da verdade, porque as pessoas que mentem são sempre as normais, as que são sinceras são as Doidas, as Autênticas, as Desnecessárias!
Falar a verdade passou a ser lenda urbana, inconveniente para uns, irreverente para outros e uma Utopia para a grande maioria!
Talvez por isso a ortografia não lhe deu o "título" de verbo, já previa que verdade não indicaria Ação [por não ser muito praticada] perdeu-se com o tempo, ganhou ociosidade, e se esconde na ironia e às vezes dá as mãos para a maldade do veneno das pessoas que a usam a como alfinetadas na sociedade (esta massa que por comodidade deu adeus à verdade, e vive acobertada de hipocrisias), e que quando o sopro da verdade dá o toque de recolher da vergonha, a sociedade logo se espanta, causa guerra e euforia, mas logo, logo bem às pressas tudo sempre acaba em pizza!
E a verdade, inviável para a realidade...
Ficará somente nas crônicas e poesias, e em alguns suspiros rápidos da humanidade!

Um comentário:

Tu disse...

Nossa

Parabéns belo texto!!!!